Coorpol – Virada das Montanhas

Café Fair Trade . Minas Gerais . Brasil

Notícias

Construindo a Agroecologia no Leste de Minas.

Caravana do Leste de Minas Gerais.

Aconteceu na semana passada a Caravana do Leste de MG, com uma rica programação de visitas a experiências agroecológicas em Caratinga, Santa Bárbara, Conceição de Ipanema, Lajinha, São João do Manhuaçu, Manhuaçu, Manhumirim, Santana do Manhuaçu e Simonésia. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Teve muito café com prosa, visitas técnicas a propriedades familiares, rodas de conversa, visita à EFA – (Escola Família Agrícola Margarida Alves) e as experiências de agroecologia que são desenvolvidas na região leste de Minas Gerais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Caravana encerrou sábado, com socialização das experiências visitadas e encaminhamentos para o IV ENA e com apresentações culturais da dança de caboclo e capoeira.

A iniciativa é da REDE, Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, a REDE é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1986, que tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade sustentável e para a melhoria da qualidade de vida de comunidades do campo e da cidade, por meio do fortalecimento da agroecologia e da agricultura urbana.

A Coorpol foi representada através da colaboradora Cristiane Aparecida Rodrigues, que acompanhou a caravana adquirindo experiências para compartilhar com demais integrantes da cooperativa.

Conteúdo relacionado: Notícias

Presidente da Coorpol realiza visitas técnicas em fazendas de café da região das Matas de Minas

Com o propósito de conhecer mais sobre os empreendimentos rurais que se destacam na região por sua organização e arranjo produtivo, o presidente da Coorpol, Ercilei José de Oliveira, junto do Secretário Municipal de Agricultura de Manhuaçu, Flânio Alves, que realizaram as visitas técnicas, recentemente.
Situadas em Alto Caparaó e Luisburgo, as fazendas visitadas se especializaram na produção e comercialização de café, além de frutas como abacate e banana.

Em Luisburgo foram visitadas as Fazendas Klem, que produz cafés 100% orgânicos e cumpre critérios sociais, econômicos, ambientais e de alto padrão de qualidade em nível internacional. O empreendimento também trabalha com a policultura entre café, abacate e banana. ‘Esta excelente combinação faz de nossas lavouras uma mata natural onde todo nosso ecossistema convive’, destaca a direção. Também foi visitada a propriedade de Carlizânia Cordeiro, que se destaca na produção de cafés especiais, com a utilização de terreiro suspenso. Além disto, a cafeicultora possui comercialização consolidada de sua produção junto a renomados compradores no mercado do setor.

Em Alto Caparaó, a interatividade ocorreu na Fazenda Ninho da Águia, dirigida pelo premiado surfista e cafeicultor Clayton Barrosa. O café produzido na propriedade obteve a primeira colocação em Minas Gerais, pelo Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas (2012), organizado pela Emater. Em 2014, outro prêmio, quando ficou em 1º lugar no Coffee of the Year, sendo reconhecido como o melhor café do Brasil. No mesmo ano, venceu outro concurso da Emater de melhor café das Matas de Minas, entre outros reconhecimentos.O Secretário Flânio avaliou bem estas visitas, considerando a possibilidade de ver de perto estes trabalhos diferenciados e reconhecidos, tanto no mercado nacional quanto internacional. ‘As visitas tiveram o propósito de conhecer o processo de produção orgânica e o mercado, além das novas experiências de secagem de café para produtores de pequeno porte’, pontuou.

Fonte: (Secom – Prefeitura de Manhuaçu)

 

 

Conteúdo relacionado: Notícias

Coorpol realiza Assembleia Geral Extraordinária.

A Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta- Coorpol, realizou no dia 25 de novembro de 2017 uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária), para deliberar os seguintes assuntos: formação da comissão eleitoral, Alteração do PDCJ – (Plano de Desenvolvimento do Comércio Justo), Retificação do Balanço patrimonial 2016 e assuntos gerais com a presença de 45 cooperados e 12 visitantes. O Presidente, Valdeir de Oliveira, defendeu a convocação das eleições e formação da comissão eleitoral, para que ocorra de forma tranquila e serena, garantido a democracia e transparência da convenção.

 


 

 

Compareceram nesta assembléia 45 cooperados e 12 visitantes

O Presidente, Valdeir de Oliveira, defendeu a convocação das eleições e formação da comissão eleitoral, para que ocorra de forma tranquila e serena, garantido a democracia e transparência da convenção.

 

Conteúdo relacionado: Notícias

4º Concurso Municipal de Qualidade do Café de Manhuaçu e 2º Concurso da Coorpol de Qualidade dos Cafés das Mulheres.

 

A Agricultura Familiar de Manhuaçu foi valorizada mais uma vez com a realização do ‘4º Concurso Municipal de Qualidade do Café’ e o ‘2º Concurso da Coorpol de Qualidade dos Cafés das Mulheres’, na quinta-feira 09 de novembro. Estiveram presentes várias autoridades municipais que participaram da solenidade de premiação, ocorrida em Vila de Fátima, às margens do km 574 da BR-116.

 

 

 

Os vencedores de ambos os concursos deste ano são da comunidade Palmeirinha. A cafeicultora Ercilene de Oliveira Tito sagrou-se bicampeã do 2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres – realizado pela Coorpol em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu e EMATER –, e, o produtor Valdeir de Oliveira, também residente naquela comunidade, foi vitorioso do 4º Concurso Municipal de Qualidade do Café.

 

 

4º Concurso Municipal,

A Prefeita Cici Magalhães participou da entrega da premiação, juntamente com o Secretário de Agricultura, Flânio Alves da Silva, e Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho. Além do vencedor Valdeir de Oliveira (Palmeirinha), foram condecorados no 4º Concurso Municipal de Qualidade do Café os produtores Celso Antônio de Oliveira (2º lugar – morador da Com. Palmeirinha) e Lucimar Severo Marcial (3º lugar – Cor. dos Diniz).

 

 

Na categoria ‘Premiação por Comunidades Rurais’, foram

 

condecorados os seguintes produtores: Josiane Carla da Silva (Bem-Posta), Claudinei Félix Pereira (Boa Vista – Ponte da Aldeia), Lu

ciano Geraldo Pereira (Boa Vista – São Sebastião do

 

Sacramento), Lucimar Severo Marcial (C. Diniz), Guilherme Geraldo Amâncio de Souza (Dom Corrêa), Valdeir de Oliveira (Palmeirinha) e José Rocha (Soledade).

 

 

 

 

2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres

 

No 2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres, organizado pela Coorpol (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta), em parceria com a EMATER e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu, além de empresas patrocinadoras, foi bicampeã a produtora Ercilene de Oliveira Tito, moradora da Comunidade Palmeirinha e vitoriosa da primeira edição do evento – realizada em 2016.

 

As vitoriosas receberam a premiação das mãos da Prefeita Cici Magalhães e do Presidente da Coorpol, Valdeir de Oliveira. Foram elas: 1ª colocada, Ercilene de Lourdes Oliveira Tito (Palmeirinha); 2º lugar, Ângela Maria da Costa Oliveira (Palmeirinha), e, 3º lugar, Roseli de Jesus Félix Souza (Vista Alegre – Vila de Fátima, São Sebastião do Sacramento).  Todas as cafeicultoras participantes dos concursos foram homenageadas com rosas, durante a solenidade.

Entre os participantes da Mesa Diretora, além da Prefeita Cici Magalhães, o Secretário M. de Agricultura, Flânio Alves da Silva; Presidente da SCAMG (Ass. de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão; Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho; Presidente da Corpol, Valdeir de Oliveira; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marco Antônio; Pres. Do Sindicato dos Produtores Rurais, Lino da Costa e Silva; Presidente do CMDRS, Daniel Corsetti; rep. do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião de Lourdes; Presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Cinthia Matos, e Comandante da 272ª Cia. PM (Realeza), Capitão Freitas, entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

(fonte: Secom/Prefeitura de Manhuaçu)

Conteúdo relacionado: Notícias

Dia de Campo movimenta Comunidade dos Diniz

Um novo Dia de Campo foi realizado em Manhuaçu, desta vez atendendo às famílias que residem na Comunidade dos Diniz, no Distrito de Dom Corrêa. A Prefeita Cici Magalhães participou do evento e destacou a atenção da Administração Municipal com o fortalecimento da agricultura, por meio de atividades positivas como esta que levam conhecimento e troca de experiências para o meio rural. >> Leia mais

Conteúdo relacionado: Convites e Eventos, Notícias

Conversa sobre PAA é realizada durante a Troca de Saberes

Nada melhor do que saber que você está se alimentando com um produto de qualidade, não é mesmo? Em um cenário como o atual, onde o Brasil lidera o ranking mundial de consumo de agrotóxicos, é importante valorizar os alimentos livres de veneno. O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que surgiu em 2003, proporciona isso. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar que, como sabemos, costuma cultivar muito bem seus produtos. >> Leia mais

Conteúdo relacionado: Notícias

Manhuaçu: Feira livre sem agrotóxicos no Bom Pastor

A feira livre que funciona aos sábados pela manhã, anexo ao Estádio Juscelino Kubitschek, no Bairro Santo Antônio, vai deixar de ser a única em Manhuaçu. Uma nova feira de hortifrutigranjeiros está sendo preparada e começa a funcionar em breve. A iniciativa da Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, além de facilitar a vida dos consumidores com uma nova alternativa, também visa incentivar os agricultores. >> Leia mais

Conteúdo relacionado: Notícias

Prefeitura de Manhuaçu anuncia investimentos na Coorpol

Só na área do município de Manhuaçu, de acordo com a Coorpol – Cooperativa Regional da Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta – são mais de quatro mil pequenos produtores, aqueles de agricultura familiar. Eles ganham um novo estímulo para dar mais qualidade aos seus produtos. Na última semana, durante reunião na sede do Governo de Manhuaçu, o prefeito Nailton Heringer, informou sobre a conquista de uma verba de gabinete, enviada pelo Deputado Federal Luiz Gonzaga Ribeiro, o Subtenente Gonzaga, para garantir mais qualidade e competitividade a esses produtores no mercado. >> Leia mais

Conteúdo relacionado: Notícias

Equipe MAIS Gestão realiza visitas às cooperativas da Zona da Mata mineira

Com o intuito de acompanhar as cooperativas de agricultura familiar e levantar planos de aprimoramento para cada uma, a equipe MAIS Gestão realizou uma grande rodada pelas cidades de Tombos, Manhuaçu, Muriaé e Espera Feliz durante os dias 02 a 07 de março. As cooperativas contempladas pelo projeto, em cada cidade, são: COOPROSOL, COORPOL, COOPAF e COOFELIZ, respectivamente. >> Leia mais

Conteúdo relacionado: Notícias

Lançada a marca do café da Região das Matas de Minas

Marca do Cafe das Matas de Minas

Os cafeicultores da região das Matas de Minas que produzirem cafés com notas acima de 80 pontos na prova de xícaras poderão comercializar o grão utilizando a marca “Região das Matas de Minas”, identidade geográfica lançada nesta quinta-feira, 12/09, em Manhuaçu, que tem como objetivo divulgar e diferenciar o café da região nos mercados nacional e internacional. A expectativa é estimular os mais de 35 mil cafeicultores da área a investir na ampliação da qualidade, o que é primordial para agregar valor ao grão. >> Leia mais

Conteúdo relacionado: Notícias

Próxima página


COORPOL - Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agricolas do Povo que Luta - Minas Gerais - Brasil » Acessar » DoDesign-s Design & Marketing