Notice: Undefined variable: idTema in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/functions.php on line 22
Notícias • Coorpol - Virada das Montanhas

Coorpol – Virada das Montanhas

Café Fair Trade . Minas Gerais . Brasil

Notícias

Coorpol participa da Expointer no Rio Grande do Sul


Notice: Undefined variable: idTema in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/functions.php on line 22

Através da parceria entre a Fetaemg, STTR de Manhuaçu e a CORPOL, o Café produzido por Agricultores e Agricultoras Familiares de Manhuaçu ganhou espaço na Expointer 2018, importante feira de negócios . O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais visitados durante a 41ª Expointer, que acontece em Esteio – RS, oferece qualidade e diversidade de produtos. Em 2017 o setor de Agricultura Familiar movimentou R$ 1.923.226.000,00 em negócios na feira.

Cafés, queijos, salames e copas, geleias e mel, bolachas, artesanato, plantas e flores, sucos, vinhos e cachaças são alguns dos produtos que os visitantes encontram desde a primeira edição da feira, mas, a cada ano, novas opções chamam a atenção do público com destaque para o café especial nesta edição.

Fábio e Oscar, representaram a Coorpol apresentando o café Virada das Montanhas que caiu no gosto dos visitantes da feira. O evento que começou no dia 25/08 vai até o dia 02/09/18.

 

 

Conteúdo relacionado: Notícias

Comunidade de Prática discute o 4º tema da agenda de aprendizagem sobre mudanças climáticas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coorpol participa da sessão da Comunidade de Prática em adaptações às mudanças climáticas que ocorreu em Machado/MG, entre os dias 05 e 06 de julho, sob o tema “Alternativas de Manejo Integrado de Pragas e Doenças no Contexto das Mudanças Climáticas”

Na sessão foram abordados temas referentes às condições ambientais atuais e a sua relação com a ocorrência de pragas e doenças do cafeeiro. A partir dessa análise, compartilharam-se experiencias e resultados de pesquisa sobre os métodos de controle de pragas de baixo impacto ambiental e o manejo alternativo dos sistemas de produção que permitem a presença de organismos benéficos no agro ecossistema.

Cristiane Rodrigues, integrante da Coorpol esteve em Machado/Mg eparticipou da parte prática, que foi realizada em Poço Fundo/MG, na propriedade de Leonardo Noronha, membro da COOPFAM e conduzida pelo Professor Luís Claudio, chefe do Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras. Na parcela, a qual se encontra em processo de transição para orgânico, foi encontrado um número significante de predadores e parasitoides em diferentes estágios – joaninhas (Coleoptera), crisopídeos (Neuroptera), vespas (Hymenoptera) e aranhas (Arachnida) importantes seres vivos atuantes no controle biológico de pragas e habitantes dos campos de café e seus arredores.

Baseado nas apresentações, membros da Comunidade de Prática viram a necessidade de promover com maior ênfase a conservação de fragmentos de vegetação nativa, o estabelecimento de cercas vivas, corredores biológicos, coberturas de solo, manejo das plantas espontâneas dos cafezais e a formação de banco de parasitoides (manchas de plantas com flores na entre linha do café). Essas práticas ajudam a conservar os insetos predadores e parasitoides no sistema já que proporcionam abrigo e fornecem alimento aos mesmos. Também é necessário continuar as pesquisas sobre a resistência/tolerância dos cultivares de café, assim como identificar técnicas eficientes de controle das doenças, principalmente ferrugem, cercóspora e phoma, doenças cada vez adaptadas às condições ambientais provocadas pelas mudanças climáticas.

Finalmente, foi recomendado enfatizar tanto nos centros de ensino como nas instituições de assistência técnica, os métodos de monitoramento de pragas e doenças bem como aprimorar os conceitos e o comportamento das populações de insetos pragas e a sua incidência em nível de dano econômico para melhorar a tomada de decisões dos agricultores. A próxima sessão da Comunidade de Prática terá lugar nos dias 03 e 04 de Outubro, em Patrocínio, sob o tema “Caracterização climática, projeções futuras e sistemas de alerta antecipada de clima”.

Fonte: http://brasil.hrnstiftung.org

Conteúdo relacionado: Notícias

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE MANHUAÇU EMPOSSA NOVA DIRETORIA


Notice: Undefined variable: idTema in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/functions.php on line 22

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE MANHUAÇU EMPOSSA NOVA DIRETORIA

 

O evento marcou a renovação do compromisso do atual presidente Marco Antônio Domingos para os próximos quatro anos com a entidade. A mesa de honra foi composta pela prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães, pelo secretário de Agricultura, Flânio Alves; gerente regional da Emater-MG, Rômulo Matozinhos; presidente da Corpol, Ercilei Oliveira; gerente da Cresol Manhuaçu, Gisele Barros de Carvalho Faria; membro do Conselho Fiscal, José Sérgio Rodrigues; presidente da Fetaemg, Paulo da Natividade. A solenidade contou ainda com a presença de convidados e representantes de diversas entidades de classe.
“Temos acompanhado o trabalho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu e percebemos o quanto tem evoluído nos últimos anos. Desde o início da nossa gestão, nosso foco é a Agricultura Familiar, pois são eles quem mais precisam da nossa parceria. Quem está na cidade, não tem noção da importância do trabalho realizado no meio rural. Vocês são fundamentais para o equilíbrio da nossa sociedade. Contem sempre conosco”, disse a prefeita.

 

Em discurso emocionado, o presidente reeleito falou da satisfação em conduzir novamente a entidade pelos próximos quatro anos. “Sou trabalhador rural e desde sempre aprendi na roça com meus pais a importância que temos para a sociedade. Ser conduzido novamente à presidência deste sindicato, pra mim, é motivo de alegria e honra. Só tenho a agradecer a confiança dos nossos companheiros, bem como as relações profícuas com entidades parcerias, como é o caso da Prefeitura de Manhuaçu, através do nosso amigo secretário de Agricultura Flânio Alves e da prefeita”, comentou o presidente reeleito, Marco Antônio Domingos.

 

O secretário de Agricultura, Flânio Alves, parabenizou Marquinhos e reafirmou o compromisso da pasta em fortalecer ainda mais a família do campo. “Nossa administração tem sido voltada para melhoras as condições de trabalho da Agricultura Familiar. Estamos conseguindo diversificar a nossa produção, além do café e o Sindicato tem sido grande parceiro nosso. Vamos continuar trabalhando juntos em prol de um meio rural valorizado e respeitado”, avaliou Flânio.

Fonte: Secom PMM.

 

Conteúdo relacionado: Notícias

Coorpol e Emater promoveram o 1º Encontro de Mulheres Especiais do Café em Manhuaçu.


Notice: Undefined variable: idTema in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/functions.php on line 22

Cafeicultoras na Região das  Matas de Minas.

 

A Coorpol, em parceria com a Emater-MG, realizou na quinta-feira 21 de Junho, o 1º Encontro Mulheres Especiais do Café. O encontro reuniu mulheres de Manhuaçu e toda região para discutir as ações da mulher na cafeicultura especial.

Cíntia de Matos, presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil – IWCA (International Women’s Coffee Alliance), falou sobre a atuação da mulher nos processos de qualidade do café e também na importância de criar alianças entre as produtoras na região para fortalecer a valorização do café de qualidade feito por mulheres.

O Extensionista da Emater, Engenheiro Agrônomo Thiago Braga de Oliveira, destacou os beneficios da produção de qualidade, apresentou novas técnicas de manejo e fatores que afetam a qualidade de café no pós-colheita.

Também esteve presente no evento o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves que conversou sobre os aspectos futuros da cafeicultura e também da agricultura familiar.

Dentre as participantes do encontro, estava a premiada cafeicultora Ercilene de Oliveira Tito que é bicampeã do Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés das Mulheres.

“Para nós é motivo de muito orgulho poder proporcionar um evento que promove a valorização da mulher no campo, principalmente na produção de cafés especiais, que é um trabalho feito com muito amor e dedicação.” (Destacou Ana Lúcia – Representante da A Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta – COORPOL).

Conteúdo relacionado: Capa, Notícias

Coorpol realizará o 1º Encontro de Mulheres Especiais do Café

Conteúdo relacionado: Capa, Notícias

Construindo a Agroecologia no Leste de Minas.


Notice: Undefined variable: idTema in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/functions.php on line 22

Caravana do Leste de Minas Gerais.

Aconteceu na semana passada a Caravana do Leste de MG, com uma rica programação de visitas a experiências agroecológicas em Caratinga, Santa Bárbara, Conceição de Ipanema, Lajinha, São João do Manhuaçu, Manhuaçu, Manhumirim, Santana do Manhuaçu e Simonésia. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Teve muito café com prosa, visitas técnicas a propriedades familiares, rodas de conversa, visita à EFA – (Escola Família Agrícola Margarida Alves) e as experiências de agroecologia que são desenvolvidas na região leste de Minas Gerais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Caravana encerrou sábado, com socialização das experiências visitadas e encaminhamentos para o IV ENA e com apresentações culturais da dança de caboclo e capoeira.

A iniciativa é da REDE, Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, a REDE é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1986, que tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade sustentável e para a melhoria da qualidade de vida de comunidades do campo e da cidade, por meio do fortalecimento da agroecologia e da agricultura urbana.

A Coorpol foi representada através da colaboradora Cristiane Aparecida Rodrigues, que acompanhou a caravana adquirindo experiências para compartilhar com demais integrantes da cooperativa.

Conteúdo relacionado: Notícias

Presidente da Coorpol realiza visitas técnicas em fazendas de café da região das Matas de Minas


Notice: Undefined variable: idTema in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/functions.php on line 22

Com o propósito de conhecer mais sobre os empreendimentos rurais que se destacam na região por sua organização e arranjo produtivo, o presidente da Coorpol, Ercilei José de Oliveira, junto do Secretário Municipal de Agricultura de Manhuaçu, Flânio Alves, que realizaram as visitas técnicas, recentemente.
Situadas em Alto Caparaó e Luisburgo, as fazendas visitadas se especializaram na produção e comercialização de café, além de frutas como abacate e banana.

Em Luisburgo foram visitadas as Fazendas Klem, que produz cafés 100% orgânicos e cumpre critérios sociais, econômicos, ambientais e de alto padrão de qualidade em nível internacional. O empreendimento também trabalha com a policultura entre café, abacate e banana. ‘Esta excelente combinação faz de nossas lavouras uma mata natural onde todo nosso ecossistema convive’, destaca a direção. Também foi visitada a propriedade de Carlizânia Cordeiro, que se destaca na produção de cafés especiais, com a utilização de terreiro suspenso. Além disto, a cafeicultora possui comercialização consolidada de sua produção junto a renomados compradores no mercado do setor.

Em Alto Caparaó, a interatividade ocorreu na Fazenda Ninho da Águia, dirigida pelo premiado surfista e cafeicultor Clayton Barrosa. O café produzido na propriedade obteve a primeira colocação em Minas Gerais, pelo Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas (2012), organizado pela Emater. Em 2014, outro prêmio, quando ficou em 1º lugar no Coffee of the Year, sendo reconhecido como o melhor café do Brasil. No mesmo ano, venceu outro concurso da Emater de melhor café das Matas de Minas, entre outros reconhecimentos.O Secretário Flânio avaliou bem estas visitas, considerando a possibilidade de ver de perto estes trabalhos diferenciados e reconhecidos, tanto no mercado nacional quanto internacional. ‘As visitas tiveram o propósito de conhecer o processo de produção orgânica e o mercado, além das novas experiências de secagem de café para produtores de pequeno porte’, pontuou.

Fonte: (Secom – Prefeitura de Manhuaçu)

 

 

Conteúdo relacionado: Notícias

Coorpol realiza Assembleia Geral Extraordinária.

A Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta- Coorpol, realizou no dia 25 de novembro de 2017 uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária), para deliberar os seguintes assuntos: formação da comissão eleitoral, Alteração do PDCJ – (Plano de Desenvolvimento do Comércio Justo), Retificação do Balanço patrimonial 2016 e assuntos gerais com a presença de 45 cooperados e 12 visitantes. O Presidente, Valdeir de Oliveira, defendeu a convocação das eleições e formação da comissão eleitoral, para que ocorra de forma tranquila e serena, garantido a democracia e transparência da convenção.

 


 

 

Compareceram nesta assembléia 45 cooperados e 12 visitantes

O Presidente, Valdeir de Oliveira, defendeu a convocação das eleições e formação da comissão eleitoral, para que ocorra de forma tranquila e serena, garantido a democracia e transparência da convenção.

 

Conteúdo relacionado: Notícias

4º Concurso Municipal de Qualidade do Café de Manhuaçu e 2º Concurso da Coorpol de Qualidade dos Cafés das Mulheres.

 

A Agricultura Familiar de Manhuaçu foi valorizada mais uma vez com a realização do ‘4º Concurso Municipal de Qualidade do Café’ e o ‘2º Concurso da Coorpol de Qualidade dos Cafés das Mulheres’, na quinta-feira 09 de novembro. Estiveram presentes várias autoridades municipais que participaram da solenidade de premiação, ocorrida em Vila de Fátima, às margens do km 574 da BR-116.

 

 

 

Os vencedores de ambos os concursos deste ano são da comunidade Palmeirinha. A cafeicultora Ercilene de Oliveira Tito sagrou-se bicampeã do 2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres – realizado pela Coorpol em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu e EMATER –, e, o produtor Valdeir de Oliveira, também residente naquela comunidade, foi vitorioso do 4º Concurso Municipal de Qualidade do Café.

 

 

4º Concurso Municipal,

A Prefeita Cici Magalhães participou da entrega da premiação, juntamente com o Secretário de Agricultura, Flânio Alves da Silva, e Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho. Além do vencedor Valdeir de Oliveira (Palmeirinha), foram condecorados no 4º Concurso Municipal de Qualidade do Café os produtores Celso Antônio de Oliveira (2º lugar – morador da Com. Palmeirinha) e Lucimar Severo Marcial (3º lugar – Cor. dos Diniz).

 

 

Na categoria ‘Premiação por Comunidades Rurais’, foram

 

condecorados os seguintes produtores: Josiane Carla da Silva (Bem-Posta), Claudinei Félix Pereira (Boa Vista – Ponte da Aldeia), Lu

ciano Geraldo Pereira (Boa Vista – São Sebastião do

 

Sacramento), Lucimar Severo Marcial (C. Diniz), Guilherme Geraldo Amâncio de Souza (Dom Corrêa), Valdeir de Oliveira (Palmeirinha) e José Rocha (Soledade).

 

 

 

 

2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres

 

No 2º Concurso de Qualidade dos Cafés das Mulheres, organizado pela Coorpol (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta), em parceria com a EMATER e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu, além de empresas patrocinadoras, foi bicampeã a produtora Ercilene de Oliveira Tito, moradora da Comunidade Palmeirinha e vitoriosa da primeira edição do evento – realizada em 2016.

 

As vitoriosas receberam a premiação das mãos da Prefeita Cici Magalhães e do Presidente da Coorpol, Valdeir de Oliveira. Foram elas: 1ª colocada, Ercilene de Lourdes Oliveira Tito (Palmeirinha); 2º lugar, Ângela Maria da Costa Oliveira (Palmeirinha), e, 3º lugar, Roseli de Jesus Félix Souza (Vista Alegre – Vila de Fátima, São Sebastião do Sacramento).  Todas as cafeicultoras participantes dos concursos foram homenageadas com rosas, durante a solenidade.

Entre os participantes da Mesa Diretora, além da Prefeita Cici Magalhães, o Secretário M. de Agricultura, Flânio Alves da Silva; Presidente da SCAMG (Ass. de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão; Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho; Presidente da Corpol, Valdeir de Oliveira; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marco Antônio; Pres. Do Sindicato dos Produtores Rurais, Lino da Costa e Silva; Presidente do CMDRS, Daniel Corsetti; rep. do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião de Lourdes; Presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Cinthia Matos, e Comandante da 272ª Cia. PM (Realeza), Capitão Freitas, entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

(fonte: Secom/Prefeitura de Manhuaçu)

Conteúdo relacionado: Notícias

Dia de Campo movimenta Comunidade dos Diniz

Um novo Dia de Campo foi realizado em Manhuaçu, desta vez atendendo às famílias que residem na Comunidade dos Diniz, no Distrito de Dom Corrêa. A Prefeita Cici Magalhães participou do evento e destacou a atenção da Administração Municipal com o fortalecimento da agricultura, por meio de atividades positivas como esta que levam conhecimento e troca de experiências para o meio rural. >> Leia mais

Conteúdo relacionado: Convites e Eventos, Notícias

Próxima página


Notice: Trying to get property of non-object in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/footer.php on line 11

Notice: Undefined variable: idTema in /home/coor4624/public_html/wp-content/themes/virada-das-montanhas/functions.php on line 22

Conheça a linha de cafés torrado moído e grãos

Micro Lotes . Cafés Especiais

(+) Saiba mais

Redes Sociais

Saiba mais sobre a Coorpol e os cafés Vidara da Montanhas nas nossas redes sociais:


COORPOL - Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agricolas do Povo que Luta - Minas Gerais - Brasil » Acessar » DoDesign-s Design & Marketing