Coorpol – Virada das Montanhas

Café Fair Trade . Minas Gerais . Brasil

Nossa história

A Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta – COORPOL, nasceu da iniciativa da Organização do Povo que Luta – OPL, Associação com sede em São João do Jacutinga, e lideranças comunitárias da Vertente Leste do Rio Doce em Minas Gerais.

É uma cooperativa de pequenos agricultores que buscam no trabalho coletivo uma melhor qualidade de vida, através do cooperativismo e do associativismo. Situados em uma região de grande influência dos movimentos da Comunidade Eclesial de Base (CEBS) dos anos 80, a comunidade herdou uma consciência de participação politica, social e de questões ambientais.

Em 2000, alguns produtores iniciaram a produção agroecológica, na intenção de se tornarem mais sustentáveis. A partir da construção de uma associação de produtores orgânicos na região, houve uma aproximação do grupo de Caratinga, a OPL (Organização do Povo que Luta) que compartilhava dos mesmos objetivos. A OPL de Caratinga tinha uma assessoria muito séria, da Alemanha, que trouxe a ideia do Comércio Justo (FairTrade).

Consolidou-se, assim, a ideia da Coorpol em 2006, fundada já em 2000. No dia 25 de junho de 2006, na Escola Estadual Mary Lucca Chagas em São João do Jacutinga, distrito de Caratinga/MG, aconteceu a Assembleia Geral de Constituição, aprovação do estatuto, eleição e posse do conselho de administração e conselho fiscal.

Neste acontecimento histórico fizeram presença lideranças dos municípios de Ipanema, Inhapim, Imbé de Minas, Manhuaçu, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste e Caratinga.

Em 2007, em Caratinga, a cooperativa foi certificada pelo FairTrade. Em 2010 a sede da cooperativa mudou-se para Manhuaçu, pois a região de Caratinga estava com pouca oferta de café.

Em 2011 foi necessário mudar a estratégia de comercialização e diversificar a produção da Coorpol, devido a crises do café. Novas parcerias foram feitas e a cooperativa tornou-se uma entidade mais sustentável.

A Coorpol esteve para encerrar suas atividades por várias vezes, mas a experiência tornou-a mais consolidada e com uma melhor visão dos seus objetivos. Mesmo em um contexto em que as burocracias criam obstáculos para a agricultura familiar e para os pequenos e médios produtores, estabelece-se na Serra do Caparaó uma cooperativa forte e sustentável.



COORPOL - Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agricolas do Povo que Luta - Minas Gerais - Brasil » Fazer login » DoDesign-s Design & Marketing