Coorpol – Virada das Montanhas

Café Fair Trade . Minas Gerais . Brasil

Água

As regiões da Mata Atlântica têm alto índice pluviométrico devido às chuvas de encosta causadas pelas montanhas que barram a passagem das nuvens. É comum pensarmos na complexidade de um bioma por aspectos de sua fauna e flora, mas um elemento fundamental para a existência da biodiversidade é a água. E se a água é essencial para dar vida a um bioma como a Mata Atlântica, suas florestas têm um papel vital para a manutenção dos processos hidrológicos que garantem a qualidade e volume dos cursos d’água. Além disso, as atividades humanas desenvolvidas dentro do bioma também dependem da água para a manutenção da agricultura, da pesca, da indústria, do comércio, do turismo, da geração de energia, das atividades recreativas e de saneamento.

Na Mata Atlântica estão localizadas sete das nove grandes bacias hidrográficas do Brasil, alimentadas pelos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Doce, Ribeira de Iguape e Paraná. As florestas asseguram a quantidade e qualidade da água potável que abastece mais de 110 milhões de brasileiros em aproximadamente 3,4 mil municípios inseridos no bioma.

A Coorpol localiza-se em uma das maiores bacias hidrográficas do Brasil, a bacia Atlântico Sudeste. Os produtores da cooperativa participam constantemente de palestras e cursos oferecidos pela EMATER, para conscientização e responsabilização para a preservação e conservação das nascentes.



COORPOL - Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agricolas do Povo que Luta - Minas Gerais - Brasil » Fazer login » DoDesign-s Design & Marketing