5º Concurso Municipal de Qualidade de Cafés e o 3º Concurso de Qualidades de Cafés das Mulheres

Mulheres se destacam no Concurso Coorpol de Qualidade de Café

 
O 5º Concurso Municipal de Qualidade de Cafés e o 3º Concurso de Qualidades de Cafés das Mulheres foi um verdadeiro sucesso. E quem se destacou foram elas. A iniciativa da Coorpol juntamento com apoio da EMATER, e Cresol com incentivo dado pela Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Agricultura, à agricultura familiar e, principalmente, ao papel das mulheres no cultivo da lavoura, tem contribuído para uma inserção cada vez maior do público feminino. Dos seis prêmios distribuídos durante o evento, cinco foram para as mulheres.
A prefeita de Manhuaçu esteve acompanhada do secretário de Agricultura, Flânio Alves; da chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; secretária de Educação, Luizaura Januário; e da secretária de Cultura e Turismo, Gena Clara; nos concursos que foram realizados nesta quarta-feira (31), no Salão de Fátima, na comunidade de Vila de Fátima. Pelo menos 300 pessoas de várias cidades da região participaram do evento.
 
GANHADORES
 
Concurso municipal:
 
1º Lugar: Marildo Ananias Quintino, comunidade Raposo.
2º Lugar: Vanuza Aparecida de Araújo, comunidade Dom Corrêa
 
3º Lugar: Marlene do Carmo Diniz Marcial – comunidade Boa Vista (Diniz).
 
Concurso Coorpol de Qualidade dos Cafés das Mulheres:
 
1º Lugar: Janete Morone, da comunidade Palmeirinha.
 
2º Lugar: Aline da Silva Amaral Nunes, da Gameleira. Luisburgo.
 
3º Lugar: Marina Ferreira Moura, de São Félix, Santa Margarida.
 
Segundo o coordenador do concurso, Tiago Braga, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), os premiados devem receber um certificado e um diploma de classificação, na primeira, segunda ou terceira colocação, Os produtores também receberão um laudo com todas as características do café produzido e notas de zero a cem, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês).
Thiago Braga destacou também sobre a melhoria da qualidade dos cafés e a qualidade de vida dos produtores. “Nessas xícaras muito mais que café, tem a recompensa de um trabalho de um ano inteiro. É gratificante ver a alegria das produtoras e produtores que participaram do 3° Concurso da COORPOL de Qualidade de café das Mulheres e do 5° Concurso Municipal de Qualidade de café de Manhuaçu, elevando a qualidade e rentabilidade dos cafés e consequentemente melhorando a qualidade de vidas de todos os envolvidos.”
 
É nítida a evolução da qualidade graças a um trabalho incessante dos Parceiros da Agricultura Familiar, COORPOL, CRESOL, EMATER, Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais e Secretaria de Agricultura.
 
O secretário de Agricultura, Flânio Alves, agradeceu o incentivo dado pela Administração “Ouvir para Governar” às famílias rurais e destacou o trabalho da mulher nas lavouras. “Temos percebido cada vez mais o papel fundamental que o público feminino exerce na qualidade dos cafés de montanhas da nossa região. Muitas vezes, ela é a responsável direta pela secagem do café e até mesmo pela colheita. Agradeço também à autonomia que a nossa prefeita tem dado ao nosso trabalho. Isso nos gratifica muito”, comemorou.
O 5º Concurso Municipal de Qualidade de Cafés e o 3º Concurso de Qualidades de Cafés das Mulheres foi uma realização da Cooperativa Regional de Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta (Corpool), Emater-MG, Cresol e Secretaria Municipal de Agricultura.
 Com informações da Secretaria de Comunicação Social e Coorpol / Fotos por Lucas Knupp
Compartlilhar:

Categories: